terça-feira, 10 de agosto de 2010
Por que algumas dietas não funcionam para todos
De acordo com uma pesquisa publicada pelo periódico científico Genetics, existe uma interação entre a genética e o tipo de dieta - que depende das características específicas de uma pessoa para funcionar.
“Cada pessoa tem um conjunto único de fatores genéticos e ambientais que contribuem para sua saúde metabólica. Devemos parar de procurar uma saída comum e começar a aceitar que este é um problema complexo que pode ter uma solução diferente para cada indivíduo”, disse Laura K. Reed, pesquisadora do departamento de Genética da North Carolina State University, Estados Unidos. De acordo com ela, a descoberta pode ajudar a trazer uma outra visão para o tratamento contra diabetes e obesidade.
Fonte: Veja.com
domingo, 8 de agosto de 2010
Dormir pouco ou dormir muito aumenta risco cardiovascular
Dormir pouco pode aumentar os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. Mas dormir muito também. A conclusão é de um estudo publicado no último exemplar da revista Sleep.
De acordo com a pesquisa, o risco foi 2,2 vezes maior nos 8% da população analisada que disse dormir cinco horas por noite ou menos, incluindo sonecas durante o dia, do que entre aqueles que dormiam sete horas.
Entre os 9% da população estudada que dormiam nove horas por dia ou mais, o risco de desenvolver algum tipo de doença cardiovascular também se mostrou elevado: 1,5 vez maior do que entre aqueles que dormiam sete horas.
Os resultados foram ajustados para levar em conta variáveis que poderiam ter influência, como idade, sexo, raça, tabagismo, consumo de álcool, índice de massa corporal, nível de atividade física, diabetes, hipertensão e depressão.
Tempo ideal de sono
Os pesquisadores analisaram dados de 30.397 adultos que participaram do National Health Interview Survey de 2005, feito pelo Centro de Controle de Doenças, do governo norte-americano, que coletou informações sobre fatores demográficos e características socioeconômicas, de saúde e de estilo de vida da população.
"Os resultados do estudo sugerem que a duração anormal do sono afeta adversamente a saúde cardiovascular. Perturbações no sono podem ser um fator de risco para doenças cardiovasculares mesmo entre pessoas aparentemente saudáveis", disse Anoop Shankar, professor da Escola de Medicina da Universidade do Oeste da Virgínia, nos Estados Unidos.
A associação entre cinco horas ou menos de sono por dia com doenças cardiovasculares foi maior entre mulheres e entre adultos com menos de 60 anos.
Embora o número ideal de horas de sono diário varie de pessoa a pessoa, a Academia de Medicina do Sono dos Estados Unidos recomenta que a maioria dos adultos durma entre sete e oito horas por noite de modo a se sentir alerta e descansado durante o dia.
Privação do sono
Segundo os autores do estudo, os mecanismos por trás da associação entre privação de sono e problemas cardiovasculares podem incluir distúrbios em funções endócrinas e metabólicas.
Entre os efeitos negativos de dormir insuficientemente estão redução da sensibilidade à insulina, aumento na atividade simpática e elevação da pressão arterial. Esses efeitos aumentam o risco de endurecimento nas artérias.
Por outro lado, horas dormidas além do normal podem estar relacionadas com problemas que envolvem a qualidade do sono ou a respiração.
Os autores ressaltam que a natureza do estudo não permite determinar fatores causais. Mas, segundo eles, os resultados sugerem que questionários sobre a duração habitual do sono podem ser um aspecto importante da medicina preventiva.
Fonte: Diário da Saúde
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Personal Trainer
O seu investimento em saúde e qualidade de vida
PERSONAL TRAINER é o seu professor de condicionamento físico particular que irá lhe instruir na academia, no parque, no trabalho ou na comodidade de seu lar, dependendo de sua disponibilidade e objetivos.
Após passar por uma avaliação física, você terá um programa de atividades físicas que respeitará sua individualidade, direcionado para seus objetivos.
Ter um profissional altamente qualificado e só você como aluno é 100% de segurança e aproveitamento nos exercícios.
Quem já tem seu personal trainer, ou professor particular, não quer mais saber das aulas padronizadas. A relação custo benefício é muito vantajosa. Um personal trainer faz toda a diferença.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
5 dicas para nunca desistir da academia
Decidir treinar requer empenho. E manter a decisão é mais difícil ainda. De acordo com pesquisas da IHRSA, (organização que reúne academias americanas) aproximadamente 50% daqueles que se propõe a malhar todos os dias não chegam a completar nem três meses de treino.
Sabendo disso, a Contours (www.contours.com.br), rede internacional de academias dedicadas exclusivamente às mulheres, dá algumas dicas sobre como não desistir da academia antes dos três primeiros meses.
A primeira dica é escolher uma atividade que agrade e reservar um horário do dia para dedicar-se a ela. De acordo com a professora e consultora de fitness, Fabianna Queiroz, o maior segredo para manter uma freqüência de exercícios é torná-los um hábito.
Fazer exercícios físicos deve ser um hábito assim como escovar os dentes. Durante os três primeiros meses a pessoa pode se sentir obrigada a fazer uma atividade física. Depois deste período, é comum que o próprio corpo sinta falta, tornando qualquer exercício prazeroso , explica Fabianna.
Cinco dicas para não desistir da academia:
1-Escolha sempre uma atividade física que lhe agrade;
2-Determine um horário certo para ir academia, tornando a atividade física um hábito do seu dia-a-dia;
3-Trace metas para atingir seu objetivo. Se quiser perder 5kg até o Carnaval, por exemplo, determine o quanto de peso deverá perder por mês para chegar ao peso ideal;
4-Escolha um treinamento dinâmico;
5-Procure estímulos. Ter uma companhia para ir a academia ajuda a manter o compromisso com a atividade física, além de tornar este tempo mais agradável
Att: Neto Meira.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Nada É Impossível - Chorão e Pregador Luo
Nada É Impossível - Chorão e Pregador Luo
Com os olhos de quem quer ter uma oportunidade
Com os olhos de quem quer ter uma vida de verdade
É assim que eu olho, é assim que eu vejo
Grande eu penso, grande almejo
Quem eu sou conquistar e saio pra lutar
Chega mais longe tem gente que nem quis tentar
Multiplica seus talentos, não enterra não
Se não na hora da verdade vai ser móh decepção
Tente correr, tente superar, pode duer, não vou
brecar
Minha ordem e progresso deixa que eu mesmo faço
Boto fé em "jáh" e força nos meus braços
As muralhas que eu puder eu mesmo derrubo
Aquelas que não der Deus põe no chão pra mim
Nem preconceito, nem racismo
Nem inveja nada me para antes do fim
Nem olho gordo, nem conspiração
Patifaria bate na minha porta e cai no chão
Eu chuto pra longe toda a má vibração
Eu sou mais que vencedor
Nada nessa vida é impossível pra mim
Eu nasci pra conquistar
Nada nessa vida é impossível pra mim
Nada Nada nessa vida é impossível pra mim
Impossível é uma palavra muito grande que gente
pequena usa pra tentar nos oprimir
Impossível é uma palavra muito grande que gente
pequena usa pra tentar te oprimir
Mas a vida ensina, só eu sei o que passei
A vida não é fácil mas eu tô ligado eu sei
Eu sigo meu caminho tô firmão tô ai
Não há nada nessa vida que me faça dessistir
São várias fitas e só segura quem é nobre
Força de vontade e pensamento forte
Erga a mão pro alto faça diferença
Fique sempre em paz com a sua consciência
No caminho certo em direção ao futuro
Cantando com alma e sentimento puro
Música e cultura pra fugir da miséria
Uma das poucas opções porque aqui a coisa é séria
Você é o massarico eu vou deixar a chapa quente
Eu tenho fé em Deus e o poder da minha mente
A mil e mil anos tamo aí virando a mesa
Carta na manga pro elemento surpresa
Se disserem pra você que você não vai conseguir
Deixa prá lá deixa prá lá deixa sorrir
Já disseram isso pra mim e hoje eu tô com o microfone
Porque a vida da o caminho pro sujeito homem
Impossível é uma palavra muito grande que gente
pequena usa pra tentar nos oprimir
Impossível é uma palavra muito grande que gente
pequena usa pra tentar te oprimir
Mas a vida ensina, só eu sei o que passei
A vida não é fácil mas eu tô ligado eu sei
Eu sigo meu caminho tô firmão tô ai
Não há nada nessa vida que me faça dessistir
São várias fitas e só segura quem é nobre
Força de vontade e pensamento forte
Erga a mão pro alto faça diferença
Fique sempre em paz com a sua consciência
No rigue, na pista ou na vida
Eu sou especialista nóis aqui não brinca
Só espartano que não fonge do bang
Então cola com nóis e aumenta a gangue
Bang Bang Bang Bang
Cola com nóis e aumenta a gangue
Quem melhor, do quem levou na pele
Pra poder falar pro povo que é na alma a solução
Quem melhor, do que nossa gente unida
Pra estancar essa ferida da discriminação
Quem melhor, do que os filhos da miséria
No farol a sua espera pra te deixar sobre
Quem melhor?...
Firmeza na Rocha...
Fé no Redentor...
domingo, 17 de janeiro de 2010
Um pouco de Musculação
A musculação, ou segundo o Conssenza (2001) o treino contra a resistência, no decorrer de nossas vidas pode trazer inúmeros benefícios, desde que seja orientado por um profissional competente da área, caso contrário, pode não ser uma atividade com um efeito tão positivo quanto o esperado. Ressaltando então, que a presença do profissional da área é fundamental para o processo de evolução do praticante.
Nem sempre os exercícios aeróbios - nadar, caminhar, pedalar, correr – são os únicos responsáveis pela boa saúde. De acordo com uma recente revisão bibliográfica realizada por dois cientistas da universidade de Gainsville, Florida (EUA), o treinamento resistido (TR) - nome mais tecnicamente correto para a musculação -, traz muitos benefícios. Fiquei surpreso ao encontrar tantas descobertas que mostram que “puxar ferro” é uma atividade bastante importante para a saúde. (DUTRA, 2009, p.1)
Esta é uma modalidade que pode ser praticada por quase todo o decorrer da vida. Segundo Calderón (2007), a musculação é uma modalidade ao alcance de todos, que pode ser praticada por crianças de 14 anos ou até menores, desde que, com limitações de cargas e evitando-se exercícios desaconselháveis para o seu grau de desenvolvimento, o autor acrescenta ainda que, as pessoas que têm mais de 65 anos têm a musculação como um meio de reverter ou retardar o envelhecimento.
Isso tudo apenas confirma a afirmação que a musculação tem grande importância na vida de quem a pratica, pois, como já foi dito anteriormente, ela proporciona inúmeros benefícios, tais como os que Calderón (2007) cita, a musculação pode nos proporcionar um melhor condicionamento cardiovascular, uma melhor flexibilidade, melhores hábitos alimentares e é uma ferramenta na recuperação de lesões.
Pesquisas afirmam a musculação também, como um meio de correção postural, prevenção de várias doenças relacionadas ao coração, diabetes, osteoporose, que afeta a estrutura óssea, doenças articulares como a artrose, dentre inúmeras outras, todas podendo, claramente, ser evitadas com a prática da musculação.
Os idosos são os mais atingidos por essas doenças acima citadas, logo, para essa faixa etária, a musculação também pode ser uma grande, e muito importante, aliada no combate a essas doenças, às dificuldades motoras e de locomoção, sendo essa última um grande desafio para essas pessoas, que muitas vezes sentem dificuldades
A prática da musculação, devido ao ganho de massa magra, deixa o corpo mais bem delineado e tonificado, o que, sem dúvidas, o torna mais bonito diante os olhos dos padrões de beleza atuais.
Nas mulheres, além de todos os benefícios aqui já citados, a estética é o mais fortemente relacionado. Como explica Busko (2009) nas mulheres a musculação ajuda a emagrecer e a queimar gorduras, tonifica a musculatura do corpo, combate a flacidez, além de melhorar a postura e diminuir o colesterol.
Ainda sobre essa atividade, Calderón (2007) ressalta que a musculação pode ser praticada como uma forma de lazer ou simplesmente para melhorar nossa qualidade de vida.
Além de todos os benefícios ligados ao corpo, a musculação pode nos proporcionar benefícios mentais, muitas pessoas utilizam a musculação como forma de esquecer os problemas do dia-a-dia e como combate ao stress tão presente na vida do homem moderno, tem também grande importância na auto-estima para ambos os sexos, e está, também, fortemente relacionada ao social, muitas pessoas freqüentam academias de musculação e fazem amigos, e ali todos os dias conversam, se distraem, e acabam esquecendo os problemas.
Por: Neto meira (2009).